Com o objetivo de capacitar e trocar conhecimentos sobre os diversos aspectos dos jogos eletrônicos, o Festival Bojogá tem o orgulho de apresentar oficinas e workshops que acontecerão durante o evento.

Concentradas durante o Festival Bojogá de Jogos Eletrônicos, os participantes poderão se inscrever gratuitamente nos mais variados temas oferecidos por especialistas da área. Faça também parte de workshops sobre temas interessantes e mostre o seu talento!

Acompanhe abaixo a lista das oficinas e workshops confirmados para o festival. As inscrições estarão disponíveis em breve e novidades podem aparecer a qualquer momento. Portanto, fique atento!

Desafio Bojogá de Game Design

13 a 18 de julho, das 13 às 17h

Para mostrar que você é fera em jogos por completo, que tal montar sua própria equipe de criação e fazer um jogo de verdade? Preparamos uma gincana em formato de oficina que vai sacudir o festival. A cada dia serão ministrados mini-cursos sobre um tema relacionado ao design de jogos e realizadas com os participantes atividades práticas com um único objetivo: criar um jogo. O tema do jogo? Segredo! Só será revelado na hora.

Algumas regras deste desafio são bem simples:

1. As equipes poderão ter até cinco participantes

2. O material de trabalho (notebook, software, pen-drive, CD e DVD, outros equipamentos) é de total responsabilidade dos participantes, que poderão trabalhar no local (atividades da gincana) e em casa (estudos dirigidos).

3. É necessário ter conhecimentos sobre uso do computador em ambiente Windows, uso da internet e programas como Word, Powerpoint. É desejável que pelo menos um membro da equipe saiba alguma linguagem de programação e que outro possua conhecimentos de ilustração.

Como funcionará o desafio

A oficina terá um tema por dia e será ministrada por um professor universitário especializado em um tema do design de jogos. Utilizando uma ampla abordagem de criação voltada para a cultura e suas complexidades, os participantes terão condições de criarem documentos de Game Design (GDD), que são projetos essenciais para o desenvolvimento de um jogo por empresas. Veja como serão os dias do desafio:

13/07 – GDD e regras – prof. Daniel Gularte, especialista em design digital e professor de jogos digitais da Estácio/FIC-CE.

14/07 – Publicidade – Frederico Cavalcante, publicitário. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

15/07 – Criação de Personagens – Jon Bosco, formado em artes plasticas pelo CEFET, especialização pela FIC em design digital, desenhista do mercado americano a 12 anos.

16/07 – Tecnologia – Leandro Taddeo – mestre em Computação Gráfica pela UNIFOR, professor universitário a 10 anos, coordenador do curso de jogos digitais Estácio/FIC-CE.

17/07 – Interfaces – prof. Alexandre Vidal, especialista em design digital e professor de multimídia na FANOR-CE.

18/07 – Encerramento e entrega dos trabalhos.

Inscrições

As inscrições para o Desafio de Game Design são gratuitas e estarão abertas a partir do dia 01 de julho, na recepção do Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza, rua Floriano Peixoto, 941 – Centro. Não perca tempo, monte logo o seu grupo com os melhores participantes e acompanhe as novidades em nosso blog!

Certificações

Todos os grupos receberão certificados de participação da Oficina. Os trabalhos entregues poderão ser utilizados pela equipe do Bojogá sem autorização prévia, porém mantidos os créditos de autoria dos projetos.

Premiações

O melhor trabalho criado na Oficina participará da Conferência Bojogá de Jogos Eletrônicos, como caso de sucesso no Talentos do Game Design, e de quebra estará presente no livro da Conferência, a ser publicado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste.

As equipes que entregarem os projetos finais e não foram comtempladas com o prêmio maior terão presença garantida no salão de jogos da Conferência.

Workshops

Durante o período da noite (18h às 20h) da primeira semana do Festival, estarão disponíveis para o público workshops livres e gratuitos sobre os mais variados temas sobre jogos. É a oportunidade de artistas, alunos e especialistas mostrarem o seu trabalho e sua técnica para o público. Não é necesário nenhum conhecimento específico (para as oficinas com computadores é desejável saber o uso em ambiente Windows). Não serão emitidos certificados para estas atividades. As inscrições para os workshops estarão abertas a partir do dia 20 de julho, na recepção do Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza, rua Floriano Peixoto, 941 – Centro. As vagas são limitadas.

Confira os Workshops agendados e instrutores confirmados para o Festival.

Dia 27 de julho de 2010 – Jogos Multi plataforma

Sala Evo, com Daniel Ruoso, analista e assessor técnico

Neste workshop você vai conhe­cer a SDL, uma das bibliotecas de desenvolvimento de jogos mais usadas e que permite desenvolver jogos para vários sistemas operacionais. A oficina utilizará a ferramentas de forma que não é necessário programar em linguagens específicas para entender.

Dia 27 de julho de 2010 – Modelagem e animação 3D

Sala Retro, com Rafael Dias, estudante de jogos digitais da Estácio/FIC-CE e Gustavo Fernandez – Estudante de Design Grafico da Estácio/FIC-CE, professor da Opa! e coordenador do Blender Day/CE

Para os curiosos que querem conhecer como se cria o mundo virtual, o primeiro passo é compreender a modelagem e animação de objetos tridimensionais. Este workshop apresenta as principais técnicas envolvidas.

Dia 27 de julho de 2010 – Pixel Art

Sala Bros, com Onofre Paiva – graduado em Artes Plásticas, desenhista e animador

Onofre mostrará neste workshop as técnicas para trabalhar desenhos em pixels, muito utilizado em jogos de vários tipos.

Dia 28 de julho de 2010 – Animação em Flash

Sala Evo, com Gean Júnior, estudante de Ciências da Computação na FA7 e Desenvolvedor Flash

Que tal conhecer uma das mais conhecidas ferramentas para multim’idia na Internet? Neste workshop você entenderá os fundamentos da animação digital.

Dia 28 de julho de 2010 – Esculturas de Personagens

Sala Retro com Equipe Gracom

Personagens são muito importantes em qualquer jogo. Aprenda como é o processo de criação de uma escultura de um personagem e sua importância em um game.

Dia 28 de julho de 2010 – Pintura Digital

Sala Bros, com o prof. Alexandre Vidal, especialista em design digital e professor de multimídia na FANOR-CE

Se você sempre quis saber como são feitas as belas ilustrações dos jogos e dos quadrinhos, este workshop revelará interessantes técnicas.

Dia 29 de julho de 2010 – Jogos em Flash

Sala Evo, com Thiago Pontes – estudante de jogos digitais – Estácio/FIC-CE

Este workshop apresenta de forma didática os principais conceitos para se criar jogos em Flash

Dia 29 de julho de 2010 – Recursos Educacionais

Sala Retro, com o grupo UFC Virtual

Neste Workshop, será apresentado, pelo o grupo da UFC Virtual, a metodologia utilizada por eles para desenvolver recur­sos edu­ca­ci­o­nais digitais. Esses recursos tem por objetivo auxiliar professores no ensino dos conceitos de dificil assimilação pelos alunos. Seu publico alvo são alunos de graduação e profissionais interessados no uso dos recursos educacionais digitais..

Dia 29 de julho de 2010 – Elementos da jogabilidade

Sala Bros, com Fabrício Fava, Mestrando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC/SP), designer de interação do Instituto Atlântico e game designer de jogos independentes

Um jogo necessita que seus usuários possam não somente utilizá-lo da melhor forma como também de elementos que ajudem no seu desafio e no entretenimento. Este workshop discute as motivações e desejos dos usuários frente a jogabilidade de um game.

Dia 30 de julho de 2010 – Engine de jogos em Blender

Sala Evo, com Augusto Cesar, formado em tecnologia de mecatrônica industrial pelo IFCE

Este workshop apresentará o programa Blender, programa 3D que possui ferramentas para a criação de poderosos jogos. Ideal para quem procura um software livre e que sempre teve o desafio de criar seu próprio game.

Dia 30 de julho de 2010 – Desenho Vetorial

Sala Retro, com GRACOM Escola de Artes Visuais

Aprenda os fundamentos do desenho vetorial e como estes gráficos são importantes na concepção de personagens e gráficos para jogos na Internet e nas multimídias.

Dia 30 de julho de 2010 – Programação de Jogos

Sala Bros, com Marcos Guilherme, aluno de ciências da computação, UECE

Para quem gosta de jogos e decidiu criar seu jogo do início, uma boa dica é aproveitar este workshop, que mostrará os conceitos de programação em jogos.

De 27 a 30 de julho de 2010 – Garagem Virtual

Sala Wave, com o grupo de monitores Bojogá

Já pensou em ser um superstar dos jogos eletrônicos? Todos os dias nossos monitores ensinarão os participantes a tocar instrumentos musicais virtuais, como guitarra, baixo e bateria.

*As datas e temas das dos workshops poderão sofrer alterações sem aviso prévio.

Atualiazado em 20/05/2020 por Daniel Gularte

0 0 votes
Article Rating

Compartilhe esse conteúdo

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tânia Neiva
13 anos atrás

Gostaria de divulgar o concurso para a escolha da logomarca do curso de Design de Moda da Estácio Fic.

As inscrições estão abertas até 30 de janeiro para qualquer aluno da Estácio Fic.

O regulamento está disponível no blog do curso: http://modafic.com.br/?p=698

daniel
daniel
13 anos atrás

Sei que o evento já está para começar mas gostaria de saber se ainda existem vagas disponíveis para os Workshops…estive afastado um tempo e perdi o andar das coisas.
abraço

caio victor
caio victor
13 anos atrás

me falaram que podia ser voluntario no evento,e verdade
,se for,como eu faco pra me escrever

Thiago
Thiago
13 anos atrás

Mto bom… achei interessante a idéia de separação dos workshops por salas. (=