Conhecimentos e oportunidades

O festival contará com a primeira edição da Conferência Bojogá de Jogos Eletrônicos. Um evento focado para o público que quer conhecer as diversas ações que estão mobilizando profissionais, estudantes e autodidatas no tocante à criação de jogos para a sociedade.

O tema escolhido para a Conferência este ano é “Jogos Digitais: Conhecimentos e Oportunidades”. Trata de uma reflexão sobre a importância dos jogos eletrônicos na cultura contemporânea e quais são os cohecimentos obtidos e disseminados pelos indivíduos na região Nordeste. Será o momento de conhecer o papel das escolas, empresas e instituições em geral no uso, apropriação e difusão deste conhecimento em benefício da comunidade.

Dentro deste prisma, a Conferência promoverá discussões sobre as oportunidades oferecidas e econtradas ao longo dessas experiências, sejam acadêmicas, mercadológicas ou livres. Serão oferecidos espaços para a troca dessas experiências em diversos eventos. Confira nossa programação e não deixe de participar!

A Conferência está programada para a última semana do evento, de 27 a 31 de julho de 2010. Acompanhe as atividades para esta semana acadêmica:

Salão de projetos

De 27 a 31 de julho de 2010, a partir de 10 da manhã

Nos cinco dias da Conferência será disponibilizado um espaço para profissionais ou grupos de criação de jogos mostrarem seus projetos, transformados em demos de jogos, protótipos ou ferramentas de treinamento ou aprendizado em caráter experimental. Se você tem um jogo implementado em algum site, empresa, colégio ou faculdade, este é o seu espaço para mostrar o seu talento e fazer bons contatos.

Encontre parceiros para novos projetos e mostre suas habilidade como projetista, desenvolvedor, ilustrador ou coordenador de projetos. Para participar, basta acessar o formulário de pré-inscrição, preencher seus dados e aguardar contato posterior.

Mas atenção. Poderão participar do salão de projetos os trabalhos que atendem no mínimo, pelo menos uma especificação abaixo:

  • Jogos implementados em alguma interface (arcade, console, computador ou portátil)
  • Projetos de comunicação de jogo eletrônico em qualquer dispositivo (arcade, console, computador ou portátil)
  • Aplicação em CD-ROM ou multimídia que envolva jogo eletrônico
  • Website que contenha advergame
  • Casos especiais (mediante envio do formulário de pré-inscrição)

Após avaliação por parte da equipe do Bojogá, poderão ser solicitados outros documentos como páginas, arquivos e endereços eletrônicos para comprovação do projeto. Estando seu projeto comprovado, você receberá o comprovante de participação e os dias e espaços reservados para sua exposição no salão. Maiores detalhes sobre vagas e espaços serão divulgadas em breve.

Lembramos que serão oferecidas bancadas e pontos de energia para instalação de computador. Todo o material de apresentação será de responsabilidade do expositor. Recomendamos o uso de notebooks para facilitar a instalação de equipamentos.

O período de inscrições dos projetos para o salão de exposições é de 29 de março a 29 de abril de 2010. Todos os possíveis custos com passagem, hospedagem e translado são de total responsabilidade do participante.

Atualização: atendendo a pedidos, estamos prorrogando as inscrições de projetos até o dia 30 de abril.

Mesas Redondas

De 27 a 31 de julho de 2010, das 13 às 15 horas

Durante a última semana do Festival, professores e profissionais da região discutirão assuntos voltados à criação de jogos. Veja os temas.

  • Dia 27 – Releitura de Jogos, com Bruno Saraiva, Leandro Taddeo, Neil Armstrong. Mediador: Daniel Gularte
  • Dia 28 – Projetando Jogos, com David Ferreira, Daniel Gularte e Guilherme Xavier. Mediador: Edward Facundo
  • Dia 29 – Jogos Sérios, com José Aires, Adriana Pinheiro, José Eurico. Mediador: Glaudiney Mendonça
  • Dia 31 – Formação em Games, com Equipe Gracom, Leandro Taddeo e Glaudiney Mendonça

Apresentação de Cases

De 27 a 31 de julho de 2010, das 15:30 às 17:30 horas

O Bojogá, enquanto projeto que dissemina o conhecimento de forma livre e expontânea, abre seu espaço oferecendo oportunidades para estudantes e profissionais apresentarem seus artigos e projetos aplicados em um caso de uso. Veja alguns exemplos de cases que você pode se enquadrar e fazer a sua pré-inscrição:

  • Projeto gráfico de personagens ou cenários em jogo eletrônico
  • Projeto de som ou música para jogo eletrônico
  • Projeto de desenvolvimento de software em jogo eletrônico
  • Projeto de engenharia de software em jogo eletrônico
  • Metodologia de criação de jogo eletrônico
  • Pesquisa sobre aplicação de protótipo, demo ou jogo implementado em uma empresa, escola ou grupo

Para participar, inscreva-se acessando nosso formulário prévio de submissão de artigos e projetos, coloque um resumo do seu projeto, onde e como foi aplicado e os resultados obtidos, e você poderá apresentar seu case no festival! Mande logo sua pré-inscrição e não fique de fora.

Após avaliação por parte da equipe do Bojogá, poderão ser solicitados outros documentos como páginas, arquivos e endereços eletrônicos para comprovação do projeto. Estando seu projeto comprovado, a equipe do Bojogá avaliará juntamente com profisisonais convidados os melhores cases; você receberá o comprovante de participação e os dias de sua apresentação. Serão ao todo 9 contemplados.

Os selecionados deverão formatar apresentação eletrônica, painéis expositivos, vídeos ou gravações para apresentação do case. Deverão entregar também cópia eletrônica e impressa do artigo selecionado. Maiores informações serão passadas após processo de aprovação.

O período de inscrições dos projetos para apresentação de cases é de 29 de março a 29 de abril de 2010. Todos os possíveis custos com passagem, hospedagem e translado são de total responsabilidade do participante.

Atualização: atendendo a pedidos, estamos prorrogando as inscrições de projetos até o dia 30 de abril.

Palestras

As palestras da Conferência são o ponto alto do dia. Convidados especiais de todo o Brasil, das 18h às 20h irão compartilhar suas experiências com o público, apresentando informações relevantes e respondendo perguntas. Confira:

Dia 27 de julho – Profissionais de Games com Átila Correia, Neil Armstrong e Paulo Ítalo

Nesta palestra, profissionais da região que fazem sucesso apresentarão um pouco da tragetória de um profissional de jogos, desde seu processo de aprendizado até seus desafios no mercado de trabalho. Átila Correia é sócio-fundador da Virtue Games, uma das poucas empresas de jogos da região. Neil Armstrong é fundador da Lunart, uma das empresas pioneiras no ramo de animação e 3D. Paulo Ítalo é especialista em arte 3D e parte da equipe da Ubisoft, uma das maiores empresas de jogos do mundo.

Dia 28 – Escritores, com Guilherme Xavier e Daniel Gularte

Nesta palestra, os autores falam de seus livros e o propósito de produzir material em língua portuguesa sobre jogos e sua importância para o mercado. Guilherme Xavier é o Game Designer do jogo Capoeira Legends, e Daniel Gularte é professor, ativista e pesquisador de jogos.

Dia 29 – Bastidores do Game Design, com Adams Rebouças, Jon Bosco, Alexandre Vidal, Átila Correia e Daniel Gularte

Um talk-show bem humorado com a equipe de desenvolvimento do jogo Kamur, onde serão revelados todos os bastidores na criação de um jogo. Adams Rebouças é especialista em música de jogos. Jon Bosco é desenhista profissional de quadrinhos como a DC Comics. Alexandre Vidal é pintor digital e especialista em Multimídias. Átila Correira é especialista em desenvolvimento e animação de jogos. Daniel Gularte é game designer.

Dia 30 de julho – Papo XXI com Roger Tavares

Roger Tavares é “doutor em videogames” pela PUC-SP, ativista da cultura dos games no Brasil, e fundador da Comunidade Gamecultura – www.gamecultura.com.br. É professor e pesquisador universitário, e realiza palestras, eventos, e consultoria em games: design e educação. É advisor da IGDA (International Game Development Association) Chapter São Paulo, membro corporativo da ABRAGAMES (Associação Brasileira de Desenvolvedores de Games), e integra as comissões científicas de diversos eventos e publicações nacionais e internacionais. Em sua missão de divulgaçãod a cultura gamer no Brasil, tem participado de diversos programas e entrevistas em programas como Fantástico, Ana Maria Braga, Auto-Esporte, Revista Veja, TV Câmara, Rede Gospel, Record News, e em diversos jornais, telejornais e revistas  não-especializadas.

Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado, sobre o tema Inteligência e Videogames, e é um quase-exímio jogador de Guitar Hero. Em sua palestra, Roger irá compartilhar sua experiência em cultura de jogos.

Encerramento

O encerramento do Festival acontecerá com a entrega das premiações para os ganhadores dos campeonatos e uma apresentação especial do grupo 1UP.

O Grupo 1UP foi formado em 2008 por Giulyo Barbosa. Traz ao público músicas já consagradas de jogos, através de uma instrumentação erudita,
alcançando assim uma platéia jovem, formando espectadores para eventos como música instrumental e de câmara, e atraindo novos músicos. Atingindo no
público, as pessoas que queiram tocar seus temas preferidos em instrumentos eruditos.

Inscrições

As inscrições para a Conferência são inteiramente gratuitas. Porém as vagas são limitadas. Em breve divulgaremos as datas de inscrição para a Conferência.

Certificações

Os participantes inscritos na Conferência receberão certificados de participação emitidos pelo evento.

Livro Publicado

Os trabalhos escolhidos para a apresentação de cases farão parte de um livro que será editado pelo Bojogá em parceria com o Centro cultural Banco do Nordeste. É a sua oportunidade de ter um livro publicado com seu projeto e fazer também parte da história dos jogos eletrônicos da região.

Além disso o livro conterá textos das mesas redondas, das palestras e oficinas especiais. Seu projeto fará parte de um documento que atesta a sua contribuição para a cultura dos jogos, e será distribuído nos principais centros de formação cultural da região.

*As datas e temas das palestras poderão sofrer alterações sem aviso prévio.

Atualiazado em 20/05/2020 por Daniel Gularte

0 0 votes
Article Rating

Compartilhe esse conteúdo

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments